Cartórios poderão corrigir certidões e emitir documentos de identificação; entenda

//Cartórios poderão corrigir certidões e emitir documentos de identificação; entenda

Cartórios poderão corrigir certidões e emitir documentos de identificação; entenda

By | 2017-10-05T09:33:58+00:00 quarta-feira, 4 de outubro, 2017|Clipping|0 Comentários

G1 DF – Lei sancionada por Temer prevê maior autonomia; no futuro, cartórios poderão emitir CNH, passaporte e carteira de trabalho, por exemplo. Convênios sairão ‘no médio prazo’, diz associação.

Lei sancionada pelo presidente Michel Temer na última semana abre espaço para que os cartórios de todo o país emitam documentos de identificação pessoal – carteiras de identidade, de trabalho, habilitação de trânsito e passaporte, por exemplo. Para isso, é preciso que as associações estaduais (ou a nacional) façam convênios com os órgãos que, atualmente, emitem cada documento.
Até agora, cada convênio do tipo precisava de uma autorização expressa e individual da Justiça. Segundo o vice-presidente da Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen), Leonardo Munari, isso aumentava o tempo de tramitação, e dificultava o acesso do cidadão a esses documentos.

“Existem cartórios em todas as cidades do país. Muitas vezes, as pessoas do interior precisam viajar para emitir o RG, o passaporte. A ideia é colocar o serviço público na maior quantidade possível de cidades”, explica.

Mesmo assim, Munari prevê que os convênios sejam firmados “a médio prazo”. A expectativa é que os primeiros resultados dessas parcerias só sejam visíveis em 2018.

Leia matéria completa: https://goo.gl/TPZDjP

Foto: André Borges/ Agência Brasilia 

Do G1 DF. 

Sobre o Autor:

Deixar Um Comentário